quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Atividades do e-proinfo; 4.1, 4.2 e 4.3


Atividade 4.1 Conhecendo Objetos em Multimídia

Podemos perceber que claramente que o Professor Lucas Ciavatta fez um grande trabalho com harmonia, união, sensibilidade, coordenação, interação e o envolvimento com a equipe e não precisou de nenhum recurso, só utilizaram o corpo em movimento coordenado.

Através desse vídeo podemos refletir nossas práticas pedagógicas, com o uso das tecnologias nas salas de aulas, estaremos proporcionando aos alunos o trabalho em equipe integrada em busca de um objetivo comum e nós professores, como facilitador do processo ensino aprendizagem, estaremos ampliando os conhecimentos dos alunos e promovendo um ambiente de debates construtivos e formadores de opiniões.


Com ajuda dos computadores os alunos podem participar de atividades que necessita da interação de todos, podemos formar grupos que inclua a participação de toda a turma, dependendo do tema a ser trabalhado cada grupo cumprirá uma tarefa diferente como: redação, edição, fotografia, gráficos, editorial etc., construindo informações e opiniões com cada grupo para o trabalho final.

Atividade 4.2
Navegando por vídeos e outras mídias 

Este portal do professor nos proporciona inúmeras informações digitais, cada vez que eu utilizo para pesquisas e atividades do cursos eu vejo o quanto esta ferramenta facilita e enriquece a nossa prática pedagógica.

Navegando pelo portal encontrei vários recursos de vídeo e áudio muito interessantes, este que eu escolhi mostra a importância da leitura, este programa viagens de leitura aborda a necessidade do homem em ler e deixar um registro escrito de sua vida, além da importância do hábito de ler para o desenvolvimento da criança, vale a pena ver.


Não posso deixar de falar de outro recurso muito importante, o uso das tic: ética e segurança, este link agrupa recursos importantes sobre a utilização da internet de modo seguro e ainda o uso das tecnologias da informação e comunicação, abordando ainda a questão da formação do educador acerca da utilização desse recurso educacional.



Não podemos esquecer que a internet traz pontos positivos e negativos e devemos estar atento a eles, ela possui um grande número de informações confiáveis ou não e nós professores temos a responsabilidade de utilizar estes recursos da melhor forma possível e conscientizar também os alunos todas as vantagens que a internet nos proporciona a medida que utilizamos com segurança e responsabilidade





Atividade 4.3

Reflexão sobre experiências de projetos com uso de recursos tecnológicos em sala de aula.

Segundo o autor, Sílvio da Costa Pereira, hoje escola, família, grupos sociais e meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, as pesquisas vêm mostrando que os brasileiros investem mais tempo vendo TV e navegando na web do que lendo.

No texto Mídia-Educação no contexto escolar, o autor fala sobre a importância de se inserir ferramentas tecnológicas nas aulas, unindo a curiosidade e o interesse dos alunos para tornar a aula dinâmica e prazerosa. Na maioria das escolas há televisão, DVD, computadores, som, máquina digital, data show, etc. Porém, quando não falta espaço, estruturas adequadas para uso faltam formação adequada para que os professores promovam e estimulem o uso critico e criativo destas ferramentas. Avançamos muito, mas ainda temos necessidade de melhorar, pois às vezes nós como profissionais enfrentamos e temos dificuldades em lidar com estes meios.

Ao fazer o curso, tive oportunidade de elaborar atividades utilizando as mídias digitais na sala de aula como fonte de pesquisa e acredito que os alunos terão mais interesses e estímulos com as aulas diferentes. Nesse sentido, é importante que nós professores repensemos nossa prática pedagógica, deixando de lado o tradicional e tenhamos coragem de promover aulas mais interessantes, dinâmicas e criativas utilizando as mídias digitais.

Mais o que me leva acreditar no futuro bem próximo que a escola vai mudar é que os professores estão correndo atrás dessas mudanças fazendo cursos das TICs que ensinam e mostram as ferramentas que vão fazer a diferença nos currículos, nas salas de aulas, na organização ou planejamento de aula.


terça-feira, 13 de maio de 2014

Matemática no facebook


1 TEMA
Tecnologia e aprendizagem

2. DELIMITAÇÃO:
O uso das redes sociais como instrumento de aprendizagem .

3. OBJETIVOS:
Promover a aprendizagem e interação dos alunos usando como instrumento de ensino as redes sociais (facebook , blog, e-mail)

4. OBJETIVO GERAL:
Promover o ensino da Matemática mostrando aos alunos que é possível aprender os conteúdos de sala de aula através das redes sociais, especialmente o facebook.

4.2. OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Aderir o uso das redes sociais no o ensino da Matemática;
-Despertar nos alunos o interesse pela Matemática utilizando o Facebook;
-Promover o ensino- aprendizagem da Matemática de forma inovadora, dinâmica e interativa através da rede social Facebook.

. JUSTIFICATIVA:
Os projetos que utilizam a tecnologia como método de ensino estão inseridos no contexto escolar dentre os inúmeros métodos de ensino que surgem na escola, e por ser algo inovador e que faz parte do cotidiano dos alunos, surgiu o interesse de utilizar as redes sociais( facebook, blog, email) como instrumento de apoio para o ensino da Matemática, visto que os alunos gostam de utilizar esses meios para se comunicarem e ?interagirem, com isso será importante unir esse interesse dos mesmos com o ensino da Matemática visando aulas mais inovadora e consequentimente uma aprendizagem mais prazerosa no intuito de obter melhores resultados.